top of page
19 SET às 18h30
LEVE A CANÇÃO
PARA BRINCAR
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
MINISTRANTES: Guga Cidral, Daniel Arenhardt, Ithyara Tainá e Meire Valin.
LOCAL: Caixa Cultural
PÚBLICO ALVO: Educadores e educadores das redes pública e particular de ensino.
CARGA HORÁRIA: 2 horas.
QUANTIDADE DE VAGAS: 50
As inscrições abrem uma semana antes, no site da Caixa Cultural Curitiba.
Uma oficina onde convidamos professores a ampliar o repertório musical, passeando pela nossa cultura popular, brincando, cantando e colocando em nossa bagagem toda diversidade cultural de nosso país, um tempo e espaço para resgatar a criança em nós.
As referências do trabalho do Grupo Tupi Pererê pautadas por uma “pedagogia” participativa. Educadores ouvintes e observadores da dimensão poética e das metáforas. O tempo de cantar e encantar, recolhido do tempo das infâncias, de memórias, chão de brincar e fazer, são exaltados em jogos e cantos de trabalho. Buscamos a criança interior e suas linguagens. O poder da experiência que habita em cada memória brincante. Em forma de roda, textos, palavras e emoções surgem ao mesmo tempo, brincadeiras, tempo e poesia se juntam no chão de todas as infâncias. O cancioneiro popular é o fio condutor dos jogos e brincadeiras que serão ofertadas e lembradas nessa grande costura coletiva.
Citamos pesquisas de Lydia Hortelio, Teca Alencar de Brito, Bia Bedran, Magda Pucci, Berenice de Almeid e François Delalande.
* Guga Cidral - Artista Educador, ator e músico do Tupi Pererê, pesquisador de infâncias e autor de diversos títulos para crianças junto a Betula Editorial. Possui uma vasta experiência com teatro para infâncias.
* Daniel Arenhart - Músico e diretor musical do Tupi Pererê, cuida das canções e dos projetos
fonográficos do grupo.
* Ithyara Tainá - Atriz, cantora e brincante do Tupí Pererê. Idealizadora dos projetos do tupi com teatro
e música. Ithy também executa ateliês musicais em escolas e hospitais.
* Meire Valin - Educadora Musical e entusiasta do projeto Aceita Uma Canção. Mantém um trabalho com crianças no Baobá Vivências pelo brincar.
bottom of page