top of page

20 SET às 18:30h

UM ENCONTRO DE DRAMATURGIAS AMARELAS COM KAREN ACIOLY, LEANDRO MAMAN E SANDRA COELHO

LOCAL: Caixa Cultural, CURITIBA - PR

PÚBLICO ALVO: Profissionais, artistas amadores e estudantes de teatro, autores, dramaturgos, roteiristas, escritores e demais interessados.
CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 90 minutos
QUANTIDADE DE VAGAS: De acordo com quantidade de cadeiras disponíveis. 

Experiência Yellow, de Ciro e Karen Acioly, é uma dramaturgia voltada para pré-adolescentes, que conta a história de Paulo, um menino beatlemaníaco, apaixonado por Nina, que não sai de dentro de seu quarto, seu submarino amarelo. Até o dia em que John, Ringo e George entram no seu quarto e, juntos, sobem o rio São Francisco e mudam a vida de Paulo.
O Barquinho Amarelo, de Sandra Coelho e Leandro Maman, é uma dramaturgia criada especialmente para primeira infância, livremente inspirada no livro homônimo de Ieda Dias da Silva, traz ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessada por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares – o universo imaginativo! 
O encontro, que une a dramaturga Karen Acioly, diretora do FIL Festival e os artistas Leandro Maman e Sandra Coelho, criadores do Eranos Círculo de Arte, tem o objetivo de refletir sobre dramaturgia para crianças e adolescentes, poéticas e metáforas.

FICHA 
​TÉCNICA

TEATRO.png

*Karen Acioly é Dramaturga/ Roteirista/ Pesquisadora/ Curadora. Expert em artes multidisciplinares criativas, com ênfase nas artes cênicas, visuais, audiovisuais e digitais, para novos públicos. Autora de roteiros, libretos, textos teatrais e livros infantis. Desenvolve estratégias e programas de projetos originais voltados para crianças e jovens. Doutoranda e Mestra em Educação (UFF), em Mídias Digitais (UFRJ) e Maîtrise em Études Théâtrales (Sorbonne Paris 3). É especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM). Recebeu diversos prêmios em literatura e teatro. É autora e corroteirista das séries sobre seus livros, como Tuhu, o menino Villa-Lobos, corroteirista das séries de animação Fofilhotes, Cida se decide (2Dlab), entre outras. É inventora e diretora geral do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (2003/2024).
* Leandro Maman é graduado em Design (UNIVALI), Mestre em Artes Cênicas (UDESC), atua com arte desde 1998, artista multidisciplinar com incursões em artes visuais, literatura, teatro e audiovisual. Membro do Eranos Círculo de Arte, já participou com trabalhos artísticos em importantes eventos do Brasil e exterior como: LIFT (London International Festival), Salisbury International Arts Festival, Festival de Inverno SESC RJ, 6º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, XII Festival Internacional de Teatro de Campinas, V Circuito Estadual de Artes do RJ, XIII Salão Nacional de Artes de Itajaí, II FAM – Festival de Arte e Mídia de Brasília entre outros. Em 2022 ganhou 6 prêmios CBTIJ pelo espetáculo CAIXA NINHO, entre eles Direção, Formas Animadas e Espetáculo para primeira infância. Desde 2017 pesquisa o uso de impressora 3D na construção de cenários, mecanismos e bonecos para teatro de animação. Ministrante desde 2009 da oficina “Ação e Projeção”, que já realizou mais de 20 edições em cidades como Buenos Aires, Londres, Vitória, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Joinville entre outras. Junto ao Programa de Pós-graduação da UDESC, pesquisa os usos de tecnologias digitais na criação cênica e suas relações com a dramaturgia, cenografia e teatro de animação.
* Sandra Coelho é Mestre em Artes Cênicas (UDESC), Psicóloga, Membro do Eranos Círculo de Arte (eranos.com.br), Artista/pesquisadora com incursões em Artes Visuais, Literatura e Teatro. Pesquisadora do teatro para as infâncias a partir do conceito de protagonismo infantil, é autora e coautora de diversas obras teatrais como Caixa Ninho (2022), Pléc (2022), Os Pequenos Mundos On-line (2021), O Barquinho Amarelo (2019), Pô!Ema (2014), #Mergulho (2014). No campo da poesia, é autora do livro Pô!Ema (3° ed.), e coautora da obra audiovisual Cine.Ema, ambos destinados a primeira infância. Já ministrou diversas palestras e oficinas sobre o tema proposto. Com suas obras já circulou por importantes espaços culturais no Brasil, como CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil, 2019, 2020 e 2021), Caixa Cultural (Recife, Salvador, Brasília, Fortaleza), dentre outros. Foi ganhadora de diversos prêmios nacionais e internacionais, dentre eles Prêmio Iberescena (2017 e 2021), Myriam Muniz (2015), Itaú Cultural (2020), Respirarte (2020), Elizabete Anderle (diversos). Em 2022 ganhou 6 prêmios CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) pelo espetáculo CAIXA NINHO, entre eles Direção, Formas Animadas e Espetáculo para primeira infância.

bottom of page