top of page

Encontro de Programadores e Formativas

Aberta ao público

Artistas e produtores

Painel “Mobilidades possíveis: Festivais Europeus”

Bebê de Soares (Alemanha) e Jaume Nieto (Catalunha)

Painel

09 de Setembro, 17h

Local:

Agrupa Cultura

Endereço:

Av. Jaime Reis, 176 - São Francisco, Curitiba - PR, Brasil

Público-alvo: Artistas e produtores interessados em internacionalização.

Sinopse

Este encontro convida profissionais das artes performativas para um encontro com Bebê de Soares (Alemanha) e Jaume Nieto (Espanha) — dois importantes programadores com ampla experiência no circuito europeu de festivais - para um mergulho nas possibilidades de circulação internacional, estratégias de inserção em festivais e formas de articulação com a cena contemporânea europeia. Mais do que uma apresentação de festivais, o encontro será um espaço de troca, orientação e escuta ativa, fomentando conexões e ampliando horizontes de atuação para profissionais das artes.

Bebê de Soares é uma artista e gestora cultural brasileira, reconhecida por sua sólida carreira nas artes cênicas e seu trabalho no intercâmbio cultural internacional, especialmente em projetos voltados para o público jovem. Ela é cofundadora do Teatro 4Garoupas (T4G), uma companhia alemã que integra dança e teatro e realiza turnês internacionais. Em 2002 criou a AMAZONAS NETWORK, uma plataforma que facilita o intercâmbio nas artes cênicas para jovens. Desde 2017 integra o Comitê Executivo da ASSITEJ International. É curadora da Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças, de Curitiba (PR), festival que se destaca como uma importante plataforma para a difusão de produções artísticas voltadas ao público infantojuvenil. É uma das principais defensoras da diversidade cultural nas artes para crianças e jovens, especialmente em contextos latino-americanos e europeus.

Jaume é produtor de artes cênicas, intérprete e artista. Após meus estudos em atuação, cursei o mestrado em Artes de Rua, organizado pela FiraTàrrega & Universidade de Lleida, e o mestrado em Gestão Cultural na Universidade de Barcelona.
Desde então, desenvolvo projetos independentes em artes cênicas com artistas e profissionais como Joana Alfonso, Gloria Román, Lluki Portas, Claudia Lizeth, Eva Zapico e Jaume Policarpo.
Atualmente, trabalho na Imaginart Gestió d'Espais Escènics como produtor de espetáculos e turnês. Estamos construindo um escritório de gestão de circulação para artes cênicas com base sólida no movimento, nas artes visuais e/ou nas artes de rua. Nosso objetivo é criar um circuito de circulação que conecte teatros e festivais a galerias de arte e museus, fortalecendo o diálogo entre esses mundos e seus públicos.
Além disso, colaboro como produtor no El Més Petit – Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância, que acontece em 14 cidades da Catalunha, Comunidade Valenciana e Ilhas Baleares, e como assistente de projetos internacionais da Mostra de Artes de Rua de Sines, em Portugal.

bottom of page